segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Com a Vilariça aos pés

Santa Comba da Vilariça é famosa pelos solares senhoriais e produtos de excelência

As curvas e contracurvas da viagem são compensadas pela visão abrangente sobre o Vale da Vilariça. Pequenos retalhos de hortas e campos agrícolas muito bem tratados destoam das escarpas e fragas dos montes que tão bem caracterizam o Nordeste Transmontano.
Terra de profundos contrastes, o Vale da Vilariça insurge-se como um leito, onde o amarelo e o perfume inebriantes das mimosas em flor se misturam com o verde reluzente das laranjeiras e das oliveiras.
Com o vale  aos seus pés, Santa Comba da Vilariça, a 14 quilómetros de Vila Flor, beneficia daquilo que melhor se produz na região, bem como das paisagens únicas e património histórico. Situada na margem direita da ribeira da Vilariça, a origem da freguesia, que antigamente se chamava Santa Comba dos Frades, devido à sua tradição religiosa, remonta ao período medieval, conforme documentos que comprovam a sua existência  já no século XIII.
Ao longo das suas ruas e ruelas surgem belas casas de pedra que acolheram, em tempos, famílias ricas, como a casa dos Ochoas ou da Renda, ou o solar das Senhoras de Sendim.
Santa Comba da Vilariça é, também, conhecida pela sua igreja matriz, recentemente recuperada, e pelas capelas de São Jorge, a 1,5 quilómetros da aldeia, de São Sebastião, no Monte do Calvário, e a de Santo António. Os cruzeiros medievais espalhados pela freguesia são outro dos motivos para uma visita demorada.
Recorde-se que Santa Comba da Vilariça já esteve anexada a Alfândega da Fé, retornando, definitivamente, ao concelho de Vila Flor, em 1841. A aldeia integrava, antigamente, uma abadia que pertencia ao Mosteiro de Bouro, da Ordem de São Bernardo, e anexava as igrejas de Benlhevai, Macedinho, Trindade, Valbom, Vilar de Baixo, Vilarelhos, Santa Justa, Nozelos, Ridevides e Eucísia.

(continua)

in, JORNAL DO NORDESTE, 4 de março de 2008 - Texto de SANDRA CANTEIRO

Nota: Recorte do referido jornal gentilmente oferecido pelo Sr. Alexandre.

Sem comentários: