quinta-feira, 2 de junho de 2011

Santa Comba da Vilariça - 1706



Lugares que tocão à Abbadia dos Frades Bernardos do Convento de Bouro

Termo de Alfandega da Fè

Os que neste termo tocão, saõ os seguintes:

Vilar de baixo tem quarenta & seis visinhos, Igreja Parochial da apresentação do Dom Abbade de Bouro, mais duas Ermidas, & cinco fontes : he terra quente, & tem frutas de espinho.

Villarelhos, terra quente, tem setenta visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais quatro Ermidas, & seis fontes.

Santa Justa, terra quente, tem vinte & cinco visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais huma Ermida, & quatro fontes. Pelo meyo deste lugar passa huma ribeira de poucas aguas, que chamão Alvar, que nasce na serra de Montemel pela parte do lugar de Covellas, & passando junto da Villa de Alfandega, vem este lugar, & desagua na ribeiraVellarva, havendo caminhado quatro legoas.

Nuzellos tem dez visinhos, huma Ermida, & tres fontes.

Ridevides tem quatro visinhos, huma Ermida, & tres fontes.

Oucizia tem cincoenta visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais duas Ermidas, & doze fontes: huma dellas muy celebrada, que chamão Agaicha, porque de hum tosco penhasco em sitio fresco, & agradavelnasce hua telha de excellente agua, que serve de regalo aos moradores, & de fertilidade aos campos visinhos.


P. Antonio Carvalho da Costa, Corografia Portuguesa, 1706

2 comentários:

fédemarinheiro disse...

olá conterraneo.
é estranha esta escrita. Mas vamos apreendendo sempre. parece que te aconteceu o mesmo com os seguidores... desapareceram!! ou seja o problema é o mesmo.
abraço.

manel zé disse...

olá fédemarinheiro

até que nem é assim tão estranha, tendo em conta os 300 e tal anos que dela nos separam. Mas é tudo uma questão d'hábito ... e a que vem por aí não o será muito menos.
O que aconteceu com os seguidores não sei, nem isso se torna um problema. Eu por cá continuarei, sem abdicar de fés nem princípios ... nem tornar-me um mero espetador ;)

Em qualquer aventura.
O que importa é partir, não é chegar.

abraço