segunda-feira, 30 de maio de 2011

Santa Comba da Vilariça - 1706



Lugares que tocão à Abbadia dos Frades Bernardos do Convento de Bouro

Termo de Villa Flor

Santa Comba he cabeça de huma Abbadia de sete Igrejas sitas no termo de Villa Flor & da Villa de Alfandega da Fé, cujos dizimos pertencem aos Religiosos de S. Bernardo do Real Convento do Bouro na Provincia do Minho, que rende setecentos & cincoenta mil reis cada anno; constão os frutos dellas de muito azeite, bastante paõ, algum vinho & linhos: este lugar he Vigayraria confirmada da apresentaçaõ do Dom Abbade do mesmo Convento, tem cento & doze visinhos, & demais da Igreja Parochial tem quatro Ermidas, & quatro fontes: recolhe muito azeite.

Bemlhevay tem setenta visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentaçaõ, mais três Ermidas, & oito fontes: he lugar fresco e abundante de aguas.

Trindade tem oito visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentaçaõ, nenhuma Ermida, & huma fonte; a Igreja he sumptuosa, dizem fora dos Templarios: a metade deste lugar quanto à juridição secular he termo da Villa de Mirandella.

Valbom tem trinta visinhos, huma hermida, & duas fontes: recolhe muito azeite.

Macedo tem vinte visinhos, duas Ermidas, & duas fontes, & hum ribeiro, que rega todo o lugar; junto a elle está huma serra toda cavada, & e furada; & he tradiçaõ, que antigamente houve ahi minas, naõ se sabe de que metal, & se presume serem as que prohibe a Ordenação de Trás os Montes.

P. António Carvalho da Costa, Corografia Portuguesa, 1706

Nota: De todos os apontamentos corográficos recolhidos até ao momento, este é sem dúvida o mais antigo. Já que estamos em tempos de transição ortográfica, o texto encontra-se tal e qual o original para assim também podermos apreciar modos de escrita com trezentos anos. Nesta altura ainda não se utilizava a letra "s" com a forma de hoje, era mais uma espécie de "f".

Sem comentários: