sábado, 2 de abril de 2011

Amanhã é domingo ...


Amanhã é domingo
cantará o pintassilgo.
O pintassilgo é dourado
não tem rabo nem cavalo
só tem um burrinha cega.
De castelos a castelões
o primeiro que falar
leva cem carros de cagalhões.

Esta lenga-lenga que me foi ensinada pela minha avó, fazia parte de um jogo(tipo jogo do sério) em que nos encaravamos frente a frente, e aquele que fosse o primeiro a rir-se perderia, sem a dita recompensa obviamente, mas só essa ideia fazia do perdedor motivo de troça. Esta versão, tal como a sei desde sempre, foi-me confirmada por pessoas mais velhas, tal e qual como aqui se apresenta.No entanto, movido por alguma curiosidade, lembrei-me de efectuar uma breve pesquisa na net e encontrei repetidamente esta lenga-lenga de forma ligeiramente diferente:

Amanhã é domingo
Cantará o pintassilgo
Pintassilgo é dourado
Não tem um burro nem cavalo
Tem uma burrinha cega
Que chega daqui a castela
Castelinha castelão
Minha avó deu-me um pão
Para mim e para o meu cão.

A propósito do pintassilgo (Carduelis carduelis), veio-me agora à ideia que já não há tantos como havia antigamente. Tendo sido caçador de passáros durante muito tempo, lembro-me de todos os que tinhamos armas de chumbos e não havia muito o hábito de matar este belo e colorido pássaro. Até me parece que se dizia que era pecado! E visto isso a esta distância, realmente até é. Havia muita gente que procurava os seus ninhos para os colocar em gaiolas, devido ao seu magnífico canto e também à sua plumagem. Lembro-me também de aparecerem por lá uns finórios que os apanhavam com visco (ou visgo). Ao que parece, nos dias de hoje é uma espécie protegida pelo que é proibida a sua detenção.

Sem comentários: